• Laura Vassalli

O que é que tem no seu hemograma? (2) Os Glóbulos Brancos

Atualizado: Mai 21

O que um hemograma completo mostra são as informações de quantidades e características das três séries de elementos no sangue: Os glóbulos vermelhos, ou hemácias; os glóbulos brancos, ou leucócitos (leuco = do grego, branco); e as plaquetas.


No primeiro texto desta série, falamos sobre os glóbulos vermelhos. E se você não leu, e ficou interessado, é só clicar aqui.

Nesse texto, vamos falar mais sobre os glóbulos brancos, entendendo melhor o que eles são, para que servem e como eles funcionam.


Série Branca, Glóbulos Brancos ou Leucócitos


A série branca mostra a quantidade total e a quantidade de cada célula presente no sistema de defesa do nosso sangue, os glóbulos brancos, ou leucócitos (leuco= branco, citos=célula), e a quantidade de cada tipo de célula.


Mas afinal, por que chamamos os glóbulos brancos de glóbulos brancos?

Basicamente, isso tem a ver com um processo chamado de centrifugação, que separa os componentes do sangue colocando ele para girar bem rapidamente. Ao fazer isso, as hemácias ficam na parte de baixo do tudo, e têm a cor vermelha, os glóbulos brancos (e essa é uma questão um pouco complexa, mas grosso modo pode-se dizer que também as plaquetas) ficam em uma camada intermediária, de cor branca, e na parte mais acima, flutuando por cima, está a parte líquida do sangue, ou o plasma.

Os glóbulos brancos também são chamados de leucócitos, mas na verdade isso é só outra forma de dizer "células brancas", já que "leuk" basicamente é um radical grego que quer dizer branco, ou brilhante.


Nós temos vários tipos de glóbulos brancos, e vou falar um pouquinho sobre cada um deles neste texto:


Neutrófilos: Geralmente respondem por 60 a 70% dos leucócitos no sangue humano, e têm um papel muito importante, fagocitando [ou praticamente comendo, veja o gif abaixo] bactérias e outros microrganismos que invadem o corpo.

Os neutrófilos são células bastante móveis, e podem sair dos vasos sanguíneos e entrar nos tecidos que estão sendo atacados por uma infecção para fagocitar (lançar um pedacinho deles e "comer", englobando e destruindo) microorganismos e partículas estranhas.


Quando encontramos pus em um machucado (ou em um órgão interno), esse pus é principalmente formado por neutrófilos.


Linfócitos: Eles são cerca de 20 a 30% dos glóbulos brancos no sangue humano, mas podem ser de três tipos (que na verdade podem por sua vez ser divididos em vários e vários outros tipos):


Linfócitos B - Principalmente responsáveis pela imunidade humoral, ou seja, pela produção de anticorpos, sendo capazes de neutralizar ou destruir uma série de antígenos / invasores do organismo. Para tanto, eles precisam ser ativados. Eles funcionam como uma espécie de memória também, de forma que eles são facilmente ativados quando somos expostos novamente a um microorganismo que já encontramos anteriormente.


Linfócitos T - São responsáveis por vários elementos da defesa do organismo, desde a ativação dos Linfócitos B (Com o subtipo chamado de T helper) ou mesmo de matar células estranhas (Com um subtipo chamado de T citotóxicos).


Linfócitos NK, ou Natural Killer - São células matadoras naturais, que são capazes de atacar microorganismos e células tumorais, mesmo que não tenham um estímulo para isso.


Eosinófilos: Respondendo por 2 a 4% dos leucócitos, tem por função o combate a invasores grandes, como vermes e parasitas. Eles combatem esses vermes liberando proteínas tóxicas e enzimas, com o objetivo de destruir esses organismos.


Basófilos: Representando cerca de 0,5 a 1% dos leucócitos, são células cuja função não é claramente. Sabe-se no entanto que elas liberam uma substância chamada histamina, que é muito importante nas inflamações e respostas alérgicas. Ela causa a vermelhidão, inchaço e coceira nos ferimentos, além de gerar coriza e contração da musculatura dos brônquios.


Monócitos: Representando 3 a 8% dos leucócitos, os monócitos depois de serem produzidos na medula óssea migram para os tecidos e se transformam em macrófagos, que são outras células que fagocitam microrganismos e células mortas.


Gostou do texto? Então acompanhe o site e as minhas redes sociais para saber quando forem lançados os próximos textos. Na continuação desta série, vamos falar das plaquetas.


#leucocitos #globulosbrancos #neutropenia #neutrofilos #hemogramacompleto #hemograma #celulasdosangue #componentesdosangue #hematologia #hematologista #dralauravassalli #lauravassallihematologista #medicadosangue #medicasoul