top of page
  • Foto do escritorLaura Vassalli

Hemocromatose (2) - Entendendo melhor os sintomas dessa patologia

Este é o segundo de uma série de textos sobre a hemocromatose. Neste texto irei abordar com um pouco mais de profundidade os sintomas dessa patologia.

Nos posts seguintes irei abordar com um pouco mais de profundidade outros aspectos da hemocromatose. Se você quiser começar pelo primeiro texto, e ainda não o tiver lido, é só clicar aqui.


Os sintomas de hemocromatose costumam aparecer na idade adulta, devido ao acúmulo de ferro no organismo, acontecendo geralmente depois dos 40 anos em homens, e mesmo mais tarde do que isso em mulheres.

O fígado é um dos órgãos principais nos quais o ferro é estocado, e o acúmulo progressivo de ferro no fígado pode resultar em função anormal, fibrose (formação de "cicatrizes" no fígado) e cirrose hepática.


Nos casos, graves, em que a doença progride até uma fase de cirrose, esta pode levar a uma série de complicações, culminando com falência do órgão e a morte, além de ser um importante fator de risco para o hepatocrcinoma (câncer no fígado).


Cerca de 75% das pessoas com sintomas na época do diagnóstico têm função hepática alterada. O acometimento do fígado pode ser muito mais intenso em pessoas com hemocromatose e com outras causas de hepatite crônica, como as hepatites B ou C, ou com consumo aumentado de álcool.


A hemocromatose pode aumentar o risco de infecção por alguns tipos de bactérias. O acúmulo de ferro em células imunes interfere com a sua habilidade de combater alguns tipos de infecções.


Pessoas com hemocromatose podem ter dores articulares, e não existe um entendimento claro da causa dessas dores, embora uma hipótese seja a de que o ferro em excesso leva à coleção de cristais nestes espaços, e estes cristais causam a dor e, com o tempo, a deformidade nas articulações. As juntas das mãos são especialmente mais afetadas.


A maior parte das pessoas com sintomas à época do diagnóstico têm sintomas de fraqueza e letargia (uma sensação de lentidão física e mental). Afora isto, o acúmulo de ferro na pele gera um escurecimento da pele, geralmente ficando com um tom bronzeado ou acinzentado. Esse escurecimento costuma ser mais evidente nas áreas expostas ao sol, em particular na face, e pode ser acompanhado de uma pele mais fina e de perda de pelos, principalmente na área púbica.


Outros elementos associados à hemocromatose são a possibilidade de desenvolvimento de osteoporose ou osteopenia (enfraquecimento dos ossos), levando a fraturas, o surgimento de diabetes mellitus, causado pelo acúmulo de ferro no pâncreas (o órgão que produz a insulina), hipotireoidismo, por conta do acúmulo de ferro na glândula tireóide, que leva a uma desregulação do seu funcionamento, problemas reprodutivos com, no homem, perda de ereção e libido, e na mulher, uma desregulação do ciclo menstrual, por conta de um acúmulo de ferro na hipófise (a glândula que controla uma boa parte dos ritmos do nosso corpo) e problemas cardíacos, com o acúmulo de ferro no coração causando um aumento de volume e uma interferência com o sistema elétrico do coração, que controla os impulsos e batimentos cardíacos, podendo chegar a um quadro de insuficiência cardíaca.


Embora algumas dessas complicações, quando acontecem, possam não ser revertidas, o diagnóstico rápido e o tratamento adequado da hemocromatose pode reduzir muito a possibilidade da doença gerar essas complicações.


Bibliografia

Bacon, BR; Kwiatkowski, JL - Approach to the patient with suspected iron overload - In: UpToDate, Post TW (Ed), UpToDate, Waltham, MA. (Acesso em 07/05/2021.)

Bacon, BR - Clinical manifestations and diagnosis of hereditary hemochromatosis - In: UpToDate, Post TW (Ed), UpToDate, Waltham, MA. (Acesso em 07/05/2021.)

Bacon, BR; Camaschella, C - HFE and other hemochromatosis genes - In: UpToDate, Post TW (Ed), UpToDate, Waltham, MA. (Acesso em 07/05/2021.)


bottom of page