top of page
  • Foto do escritorLaura Vassalli

Entendendo a Leucemia

Leucemia é um tipo de câncer que afeta as células do sangue. O sangue é composto de diferentes tipos de células, que por sua vez são produzidas no centro dos ossos, em um local chamado "medula óssea".


Quando alguém tem um quadro de leucemia, a medula óssea produz células anormais, que se multiplicam de maneira descontrolada, indo para o sangue e viajando por todo o corpo.


Existem diferentes tipos de leucemia, como as leucemias crônicas, que crescem lentamente, e outras que crescem mais rapidamente, chamadas de leucemias agudas. Em algumas situações, as pessoas podem ter uma leucemia crônica, e esta se transformar em uma leucemia aguda.


Quando a medula óssea produz células anormais, ela não produz células normais de maneira suficiente, o que pode gerar sintomas por falta de glóbulos vermelhos (ou seja, anemia, com fraqueza, palidez, cansaço), diminuição dos glóbulos brancos normais (que combatem as infecções e protegem o nosso corpo, e quando estão em falta geram a possibilidade de infecções mais graves e mais difíceis para que o corpo se recupere) ou de plaquetas (que participam do sistema de coagulação, de forma que quando estão diminuídas, ocorre um aumento de sangramentos, dificuldade para coagulação em machucados e outras questões).


Os quadros de leucemia, nas suas várias formas, podem ser detectados por exames de sangue e na medula óssea, que servem para avaliar a quantidade de células dos diferentes tipos, tanto no sangue como na medula óssea. O exame dessas células no microscópio mostram as células alteradas.


O tratamento da leucemia ocorre de diferentes formas, dependendo do tipo de doença, da forma como ela se manifesta, da idade do paciente e de outros problemas de saúde que ocorrem juntos.


As formas de tratamento incluem, de forma geral, a quimioterapia, que é o termo médico para as medicações que matam as células do câncer e impedem que elas se multipliquem, a imunoterapia, que são medicações que tratam o câncer reconhecendo determinadas proteínas das células do câncer e as atacando de uma maneira parecida com o que ocorre quando o nosso sistema imunológico ataca um invasor, como um vírus ou uma bactéria, e o transplante de medula óssea, em que as células da medula óssea do receptor são mortas com uma quimioterapia forte, e substituídas por outras, retiradas de um doador.


Após o tratamento, o paciente é acompanhado por um tempo variável, de acordo com o tipo específico de doença, para verificar as suas reações e a possibilidade da leucemia voltar, passando por consultas médicas, exames de sangue, e exames da medula óssea.


bottom of page