top of page
  • Foto do escritorLaura Vassalli

A relação Trombose X Pílula Anticoncepcional



Muitas mulheres se vêem preocupadas com a relação entre pílula anticoncepcional e trombose, chegando a buscar outros métodos contraceptivos.


Primeiramente, vale a pena lembrar o que é uma trombose. A trombose se dá pela formação de um coágulo na corrente sanguínea, podendo bloquear o fluxo de artérias e veias no corpo.


Na trombose venosa, a obstrução costuma ser nos membros inferiores e, se o coágulo se desprender, pode causar complicações graves como a embolia pulmonar.

Já a trombose arterial pode parar o fluxo de importantes vias do cérebro, coração e outros órgãos, com o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Não existe uma comprovação do motivo pelo qual se dá a relação entre o uso de anticoncepcionais e trombose, mas alguns estudos apontam que pode ocorrer uma maior resistência às proteínas C ativadas, anticoagulantes naturais do corpo, aumentando a propensão de criar coágulos e eventos relacionados.

Alguns detalhes que precisamos nos atentar são os seguintes:

(1) Nem todos as pílulas são perigosas, e as pílulas combinadas com estrogênio são as mais relacionadas ao risco destas condições. A trombose é relativamente rara, e mesmo aumentando o risco de ocorrência significativamente, continua sendo um evento raro.

(2) Contudo, quando existe um histórico de doenças circulatórias e cardiovasculares na família, uma trombofilia (risco maior de formação de trombos causada por características genéticas que interferem na coagulação do sangue), ou outros fatores de risco importantes, como obesidade, diabetes, pressão alta e idade maior de 35 anos,o acúmulo de fatores passa a ser um bom motivo para repensar o uso de ACOs.

(3) E este é um detalhe bem importante! A combinação de pílula combinada e tabagismo aumenta de forma muito importante o risco de trombose, ou seja, este é um assunto em que o uso de cigarro interfere de forma bastante decisiva, aumentando bastante o risco de trombose arterial e venosa.

bottom of page