• Laura Vassalli

Fator V Leiden

O Fator V Leiden é uma condição que faz o sangue formar coágulos mais facilmente nas pernas, nos pulmões e em outras partes do corpo, para algumas pessoas. Essa é uma condição que dura a vida toda, e com a qual as pessoas nascem.


Ela é causada por uma alteração genética, uma mutação no gene que gera o fator 5 na cascata de coagulação que faz com que essa substância seja insensível a um anticoagulante natural chamado de proteína C ativada.


É comum que as pessoas não saibam que são portadoras dessa condição, por não apresentarem nenhum sintoma. Essa alteração é relativamente comum na população e, embora muitas pessoas com a mutação nunca irão apresentar um evento de trombose, ela aumenta o risco de tromboembolismo venoso, quer seja a trombose venosa profunda, que já abordamos em outro texto, ou o tromboembolismo pulmonar, ou TEP.

É possível que o fator V Leiden também aumente o risco de outros problemas como infartos, AVCs, abortos e outros problemas.


O Fator V Leiden é detectável por pesquisas de mutações genéticas que geram trombofilias, ou seja, a tendência do sangue se coagular "mais" do que o que deveria. Quando ocorre uma trombose, geralmente são usadas medicações chamadas de anticoagulantes para evitar que o trombo aumente e cause maiores problemas, e dependendo da condição específica, pode ser necessário algum procedimento adicional.


Sabendo dessa condição, é importante evitar outras causas de trombose, por exemplo, sendo importante:


(1) avisar o seu médico desta condição antes de ser submetido(a) a uma cirurgia, já que pode ser necessário uso de alguma medicação para prevenir trombose;


(2) conversar com o ginecologista sobre anticoncepção, já que o uso de anticoncepcionais orais pode aumentar o risco de trombose;


(3) evitando o cigarro, pois além de todos os outros problemas que ele causa, um dos problemas que nem todo mundo conhece é um aumento muito intenso do risco de trombose e;


(4) evitando imobilidade quando você estiver em uma viagem longa, de automóvel ou avião, buscando usar roupas leves e confortáveis, levantar e andar a cada 2 horas, ou fazer pausas frequentes se estiver dirigindo, mexendo suas pernas frequentemente.


#fatorvleiden #fator5leiden #coagulação #trombofilia #hematologia #doencashematologicas #factorvleiden #thrombophilia #dralauravassalli #dralaurahemato #lauravassallihematologista