top of page
  • Foto do escritorLaura Vassalli

O Ferro e a Anemia - Anemia Ferropriva

Atualizado: 20 de mai. de 2021

O Ferro é um elemento bem importante para o nosso organismo, e nós já começamos a ouvir sobre isso desde cedo, pelas panelas de ferro que as vovós tanto gostavam de usar pra fazer os alimentos (e que hoje em dia estão voltando à moda).

O ferro é um componente das células musculares, e um elemento necessário para várias enzimas (proteínas especiais que fazem as reações químicas do nosso organismo acontecerem), mas a maior parte do Ferro no organismo está na Hemoglobina, aquela proteínas que fica nos nossos glóbulos vermelhos, e que ajuda a transportar o oxigênio dos seus pulmões para todo o corpo.


Dessa forma, quando não temos ferro suficiente no organismo, irá ocorrer uma dificuldade na produção das células vermelhas, que podem ficar em quantidade insuficiente, ou serem pequenas ou “pálidas” demais, no que chamamos de anemia (nesse caso, por deficiência de ferro).

Com isso o seu corpo não recebe oxigênio suficiente, e você pode começar a ficar muito cansado(a), bem aquela imagem de alguém que está tão cansado que parece que é difícil até subir as escadas, e parece mesmo prestes a ser levado pelo vento.


Essa exaustão afeta tudo no seu organismo, desde a função do seu cérebro até a capacidade do seu sistema imune (o sistema de defesa) de combater as infecções. Se você tiver uma anemia estando grávida, isso pode aumentar a probabilidade do seu bebê nascer pequeno demais, ou cedo demais.


O ferro passa por um processo de reciclagem, sendo reutilizado pelo nosso organismo, que afinal é bem ecológico quando se trata disso. A vida média de uma hemácia é de 120 dias, e quando ela morre, o ferro é reaproveitado na medula óssea para a formação de outras hemácias.


Apesar desse reaproveitamento eficiente, nós perdemos um pouquinho de ferro todos os dias, tanto pela perda / descamação de algumas células no intestino como, no caso das mulheres, pela menstruação, e esse ferro perdido precisa ser reposto pela alimentação.


Geralmente a anemia por deficiência de ferro se dará por uma perda de sangue (menstruação excessiva, úlceras no estômago, doenças do intestino que causam perda de sangue nas fezes, etc) ou, uma absorção inadequada de ferro, como acontece, por exemplo, em quem faz cirurgia bariátrica ou quem tem doença celíaca. Em adultos saudáveis, a anemia ferropriva muito raramente é causada pela alimentação inadequada.


É muito importante saber que as causas de anemia são muitas, e mesmo no caso da anemia descrita por "anemia com deficiência de ferro", estamos falando de várias causas possíveis que geram quadros semelhantes, de tal forma que elas devem ser cuidadosamente investigadas para receber o melhor tratamento.


Podemos traduzir isso em uma recomendação: NÃO faça uso de suplementos de ferro sem uma investigação, diagnóstico cuidadoso e indicação médica de uso.


bottom of page